* Cursos e Oficinas
A Confraria dos Contadores de História é um subprojeto da COLORIR voltado para a área das artes - Literatura, Teatro e Contação de História.
Foi criado para estimular a disseminação da Cultura de Paz através da arte, fomentar o desejo pelo voluntariado, incentivar pesquisas, estudos e criar tecnologias pedagógicas para contribuição nos espaços educacionais (formais e não formais) contribuindo para a sustentabilidade da entidade e difundindo a arte de contar histórias.
Nesta seção você confere a programação, o conteúdo dos cursos e os profissionais que aplicam as atividades.
Empresas que queiram conhecer um pouco mais sobre as atividades coorporativas e solicitar uma proposta, basta entrarem em contato: (27) 98844 - 1179.
Justificativa:
Os contadores de histórias são educadores formais e não formais/facilitadores do ensino/aprendizagem e os educadores/facilitadores são contadores de história que necessitam vivenciar, refletir e elaborar a grande quantidade de informação recebida na atualidade e responder às demandas de ampliação da imaginação, criatividade e flexibilidade. Há grandes dificuldades para se fazer a ponte entre teoria e a prática educativa, ou seja, de se desenvolver de maneira fundamentada uma metodologia que possibilite a criação de procedimentos que melhor viabilizem o ensino e a aprendizagem em qualquer faixa etária, em qualquer curso, desde os formais até os não formais, e em qualquer situação, desde os hospitais a lares/orfanatos de crianças
Organização do Curso:
O curso prioriza uma fundamentação e prática para o conhecimento e o desenvolvimento ou ampliação das competências necessárias para uma atuação eficiente e criativa na comunicação, no voluntariado e na prática da arte de contar histórias contribuindo com o ensino-aprendizagem. Proporciona condições ao contador de histórias ou educador/facilitador saberes e fazeres de uma metodologia e a prática que garantam um melhor desempenho pedagógico ou andragógico e uma boa relação afetiva entre docentes e alunos, adultos e crianças.
A proposta se desenvolverá a partir do princípio metodológico Lúdico, que estabelece a ponte, a sinergia entre o agir e o pensar, representado pelas atividades criativas.
Serão priorizados os conceitos deduzidos da observação, da prática para se conhecer o ser humano em seu desenvolvimento bio-psico-social e seu contexto histórico sócio-econômico-cultural. Seu principal objetivo é desenvolver o potencial do participante levando-o a adquirir as capacidades de um voluntário, educador, comunicador, mais consciente e mais criativo – um contador de histórias.
Ementa:
Capacitar o aluno: voluntário, educador, facilitador para conhecer, refletir e atuar sobre os fundamentos da arte de contar histórias contribuindo com a prática do ensino e aprendizagem que tem como princípio fundamental o lúdico, tanto na pedagogia (crianças) quanto na andragogia (adultos) para um trabalho educacional/social pelo desenvolvimento de capacidades e habilidades criativas para o conhecimento e o autoconhecimento.
Nosso próximo Curso está para iniciar dia 06 de junho - 80 horas c/ certificado