PROJETO NA TRILHA DOS VALORES PARCERIA QUE "VALE" "COLORIR" AS "ESCOLAS".

Publicado: 13 de Fevereiro de 2017

NOVO ANO E A TRILHA DOS VALORES SE RENOVANDO AQUI NA OSCIP COLORIR CRIANDO VALORES.

Há 3 anos convidados pela Empresa Vale para criar, desenvolver e aplicar uma metodologia educacional com objetivos de trabalhar a segurança ferroviária em escolas próximas as estradas de ferro na grande Vitória, a Colorir com norral e criatividade desenvolveu o NTV, e desde sua criação e desenvolvimento em 3 etapas : aplicação, manutenção e autonomia, após avaliação de resultados, hoje tivemos a renovação desta parceria.

Em 2017 iremos dar início a novo ciclo com escolas que irão iniciar a etapa aplicação e dar continuidade as escolas que estarão na etapa manutenção.
Em 2016 tivemos a certificação de 03 escolas que completaram o ciclo das 3 etapas e chegaram a resultados fantásticos.

Com muita criatividade, música, histórias, aulas de campo e capacitação de alunos, profissionais das escolas e pais e responsáveis a metodologia se baseia no acróstico VALE - VIVENCIAR, ALCANÇAR, LEGITIMAR E ESPERANÇAR, as palavrinhas mágicas nos levam a reflexão de que é necessário aos envolvidos a vivência desta realidade para alcançar seu objetivos diretos e indiretos, legitimando a comunidade da co-reponsabilidade em conviver com as linhas férreas esperançando uma realidade onde a segurança ferroviária se concretize no cotidiano de todos exercendo a CIDADANIA.

Aqui vemos uma das coordenadoras Escarlena Pacífico, em ação dinâmica em uma das aulas de campo, onde os alunos vêem de dentro pra fora do trem suas comunidades, em um passeio de trem que leva os alunos em uma reflexão dos perigos que sofrem os passageiros de um trem caso um pedestre resolva cometer um ato de vandalismo ou depredação (jogar pedra) no trem.






Muita alegria se dá também com os coordenadores Rita Santos e Eugênio Fernandes quando encarnam os personagens: Bubú, Alvinho e Super Sustentável em suas aventuras. Através de histórias vamos sensibilizando os alunos para a prática cidadã. 

Ou quando temos os momento de formação com os professores das escolas integradas onde temos a possibilidade de avaliar e aplicar técnicas como a StoryTelling Toys, utilizando brinquedos para dar dinamismo e ludicidade há um tema tão sério e importante de se desenvolver e trabalhar com os professores que são nossos multiplicadores. Onde Rita Santos (pedagoga), Eugênio Fernandes (psicopedagogo) e Escarlena Pacífico (psicóloga) dentro de suas áreas de atuação dão embasamento e treinamento aos educadores das escolas integradas.

  

Vamos mais uma vez nos encantar e tilhar este caminho repleto de valores, no trabalho com a segurança ferroviária e cidadania, junto com a Empresa Vale conquistando nossos objetivos.







 


Compartilhe:

Arquivo