4ª MÓDULO DO CURSO CONTANDO HISTÓRIAS COLORINDO VIDAS - HISTÓRIAS QUE CURAM

Publicado: 04 de Maio de 2016

Tema: A função terapêutica da arte de contar Histórias.

A linguagem simbólica abre caminhos, alimenta a imaginação, nos reconecta com parcelas esquecidas do nosso ser.
O exercício do trabalhar as narrativas num contexto terapêutico estabelece um elo de cura, de reestruturação na travessia das histórias literárias em diálogo com as histórias humanas. Movimento que permite infinitas releituras e reescritas das histórias vividas, que permite um encontro com a subjetividade humana, que permite um tempo de elaboração com os conflitos. O objetivo principal da atuação das narrativas em contexto psicoterapêutico consiste em facilitar um encontro da narrativa literária (com enredos, tramas, dramas, desfechos, superação de obstáculos, personagens envolvidos com sentimentos de raiva, amor...) com a narrativa de vida através da atividade de escuta/verbalização/criação de histórias. Assim, a semelhança entre as narrativas humanas e literárias atua como facilitadora na ressignificação dos próprios conteúdos individuais, e como atividade de construção prática, sendo possível partir da escuta da história para a atividade espontânea da verbalização, e para a transformação da fala em história escrita, uma atividade elaborada com recursos da pintura, da modelagem, do desenho. É importante ressaltar que o tempo de escuta de cada história segue além do tempo da voz de quem conta, segue em sintonia com a melodia interna de acolher e entremear os fios das histórias humanas e literárias como ato libertador e respeitoso com a tradição milenar de contar histórias, com a busca milenar de conforto e encontro com os desconfortos superados, e que os critérios de escolha e negação de cada história têm seus traços nas limitações presentes na história de cada um. Para que o efeito da história seja benéfico é importante compreender o lugar de cada história, selecionar as histórias contadas com o fio da seleção psicoterapêutica, para que a identificação com o tema, com o enredo, surta a possibilidade de reflexão e mudança. As histórias, sejam orais, sejam escritas, nos aproximam de nós mesmos, nos aproximam dos outros.
A função terapêutica da arte de contar histórias  - por: Ana Carolina Lemos (Psicóloga) Nyêdja Cariny Gomes Silva (Bacharel em Letras)

E é isto que iremos vivenciar no nosso próximo encontro, sentir a história como uma ferramenta que ajuda, que cura, que direciona, que dá novas formas de resolver conflitos.
Trazido da experiência em mais de 15 anos com o Projeto Colorir iremos compartilhar nossa vivência neste 4º módulo do curso, ampliando nossos conhecimentos e estimulando a aprendizagem contínua de nossos participantes do curso Contando Histórias Colorindo Vidas.
 




 


HORÁRIOS DAS TURMAS: AGENDA DE MAIO/2016.

Compartilhe:

Arquivo