O #diadedoar é uma grande campanha anual para promover a cultura de doação no Brasil!
Todo mundo pode participar: indivíduos, empresas, governos e inclusive organizações da sociedade civil (ONGs), que recebem as as doações, e a edição 2015 do #diadedoar acontecerá no dia 1 de dezembro.
De onde veio a ideia?
O #diadedoar é uma campanha global. Começou em 2012, nos Estados Unidos, com o nome de #GivingTuesday, e hoje já alcança mais de 80 países em todo o mundo.
O varejo brasileiro há muito tempo se beneficia das vendas da época de festas de final de ano, e já importou dos Estados Unidos a data que marca o início das compras de presentes com um dia de descontos chamado “Black Friday”.
Como contraponto do incentivo ao consumo, o #diadedoar promove o fortalecimento da democracia estimulando doações para organizações da sociedade civil.
E o que é?
O #diadedoar não é uma plataforma de doação, mas um chamado à ação para celebrar a doação e encorajar doações maiores, melhores e mais inteligentes durante a época de festas. É um princípio norteador para encorajar a criatividade e a energia de pessoas no Brasil e no mundo para trabalharem juntas para o bem.
O sucesso do#diadedoar depende do esforço coletivo dos parceiros e da sua participação. Você é a parte mais importante para fazer este movimento uma realidade. Para participar, você pode se cadastrar no nosso site e dizer o que vai fazer no dia 01 de dezembro, como será sua doação. E, no #diadedoar, avise todo mundo sobre o que você está fazendo: poste no twitter, facebook, instagram e todas as redes sociais, para inspirar ainda mais doações e solidariedade.
Você não precisa ser um líder mundial ou um milionário para doar. O #diadedoar é sobre pessoas normais se juntando para fazer coisas extraordinárias.
Quem faz?
O #diadedoar é promovido pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país. Qualquer um pode participar do grupo do Movimento no facebook: https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/.
A gestão da campanha, dentro do Movimento por uma Cultura de Doação, é feita pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.