Seminário Estadual discute preconceito na escola

Publicado: 09 de Outubro de 2015
Como a escola pública pode superar o preconceito contra a diversidade sexual e como construir uma educação inclusiva? Esses desafios estarão em debate no 6º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual: Capixabas pela Diversidade, que será realizado no dia 08 de outubro, das 7 h às 18 h, no Sets/Senat, em Itacibá, Cariacica.
Pesquisa feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) concluiu que uma das causas dos baixos índices de aproveitamento em avaliações nacionais é a discriminação no espaço escolar. Para a transformação dessa realidade negativa, precisamos ter educadores bem preparados para a discussão cuidadosa, ética e responsável sobre direitos humanos e cidadania LGBT.
Nesse sentido, o Seminário oferecerá uma programação com palestras ministradas por profissionais estudiosos desse tema no Brasil e em outros países, para que os participantes possam refletir sobre como superar o desafio que representa o preconceito e pensar em ações na direção de uma educação democrática, pública, gratuita, de qualidade e verdadeiramente inclusiva.
O Seminário é organizado pelo Coletivo de Diversidade Sexual do SINDIUPES em parceria com entidades estaduais e nacionais de direitos humanos e cidadania LGBT, Central Única dos Trabalhadores (CUT), OAB/ES, Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) e Internacional da Educação para América Latina (IEAL), e tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Secretarias Municipais de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Santa Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
O evento é aberto a diretores, coordenadores, pedagogos, professores, funcionários de escola e militantes de direitos humanos/LGBT no Estado.
O Seminário contará com a participação de delegações estrangeiras, representando três países, além do Brasil: Argentina, Uruguai e Costa Rica. A organização já recebeu a inscrição de 850 participantes. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas no hotsite: sindiupes.org.br/diversidadesexual

Serviço:
6º Seminário Estadual de Educação e Diversidade Sexual: Capixabas pela Diversidade
Dia: 08 de outubro de 2015
Local: Sest/Senat – bairro Itacibá, Cariacica/ES
Horário: de 7 h às 18 h
Inscrições gratuitas pelo hotsite: sindiupes.org.br/diversidadesexual

Compartilhe:

Arquivo