Projeto Colorir em mais uma Escola de Educação Infantil da Serra

Publicado: 03 de Agosto de 2015

O Cmei Profª Maria Amélia da Praia de Carapebus recebeu a etapa "aplicação" do Projeto Colorir.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Profª Maria Amélia da Conceição Rosa em Praia de Carapebus recebe neste ano letivo a etapa "aplicação" do Projeto Colorir, que consiste na disseminação de uma Educação Humanista, Cultura de Paz e Resolução de Conflitos na escola, começando pela primeira infância.
 
Mais de 150 crianças participam do projeto e recebem os livros da turma do Colorido. Inicialmente começamos pelo turno matutino.
 
O Cmei Profª Maria Amélia é a 6ª escola de educação infantil a receber o método COLORIR, porém o projeto já passou por mais de 50 escolas do ensino fundamental em toda a Grande Vitoria.
 
A Oscip Colorir Criando Valores é uma organização da sociedade civil de interesse público, pertence ao 3º setor, é mantida por empresas privadas e parcerias institucionais como a Prefeitura Municipal da Serra através da Secretaria de Educação e das Gestoras das escolas. 
 
Através de uma formação com pais e comunidade (Minha casa também é colorida) , professores (Cursos de Aprimoramento e capacitações) e alunos integramos o trabalho dos valores COLORIR no cotidiano escolar. 
 
COLORIR é um acróstico formado pelas palavras: Cooperar, Organizar, Limpar, Orientar, Reciclar, Influenciar e Realizar. Com estas palavrinhas mágicas músicas, livros e personagens criados para o projeto, as crianças aprendem a instrumentalizar a esperança de dias melhores e começam a perceber que na escola podemos ser felizes, termos muitos amigos e podendo contar com uma equipe de profissionais motivados pelo ofício de educar.
 
É importante ressaltar que o projeto foi escrito e construído em uma escola da Serra, hoje conhecida como EMEF Profª Sônia Regina em Serra Dourada I e que foi criado respeitando a cultura local e com a inovação da utilização de métodos como a resolução e mediação de conflitos como práticas restaurativas no ambiente escolar - disse o diretor presidente da instituição COLORIR: Eugênio Fernandes.
 
O projeto tem conseguido muitos resultados porque consegue integrar à todos os atores envolvidos no processo da aprendizagem, sensibilizando em atividades que motivam a participação. No início do ano tivemos o primeiro "Minha Casa também é Colorida" integrada a um dia da família na escola, onde os pais foram protagonistas de uma dramatização (dinãmica) narrada para os próprios filhos, com fitas, músicas e muita animação arrancaram muitas risadas e aplausos. Acreditamos que o exemplo seja a melhor forma de educar. - disse a gestora do Cmei Nilcéia Moreira.
Temos ainda as atividades de contação de história que ocorrem mensalmente, onde os alunos após a atividade sempre ficam com alguma  ação coletiva para realizarem: pintar uma obra de arte, amarrar fitas coloridas no portão da escola, etc... são algumas das ações.
 
Cada aluno recebe um livro da coleção COLORIR que trabalha a competência daquele mês... E neste encantamento das histórias, personagens, músicas, atividades realizadas pela equipe do projeto e da escola todo o grupo vai se envolvendo... E o processo da mudança de comportamento e pensamento vai se modificando porque os personagens nos ajudam a refletir sobre situações do nosso cotidiano e nos levam para uma reflexão, para uma postura cidadã diante de qualquer conflito que ocorra no dia a dia da criança. A criança através destas atividades aprende a ouvir, a dialogar, a compartilhar e principalmente zelar em todos os sentidos do ambiente escolar e familiar.
 
Com resultados já alcançados em mais de 13 anos de aplicação, o COLORIR é um programa premiado nacionalmente e internacionalmente. Entre as conquistas temos a certificação de utilidade pública do município de Serra, certificado da Fundação Banco do Brasil em parceria com a UNESCO como uma ferramenta social testada no enfrentamento à violência escolar e o reconhecimento pela Assembléia Legislativa do Estado do ES com a menção honrosa Dom João Batista Motta.
 

Compartilhe:

Arquivo