Canal Futura e Fundação Vale estreiam série sobre enfrentamento ao abuso sexual infantil e juvenil

Publicado: 10 de Dezembro de 2014

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é o tema da série ‘Que Abuso é Esse?’, que estreia no Canal Futura amanhã, dia 11 de dezembro, na semana do Dia Mundial dos Direitos Humanos. A série, patrocinada pela Fundação Vale, é desenvolvida a partir de uma parceria técnica com a organização não-governamental Childhood Brasil. A narrativa faz uso de linguagem lúdica para tratar esta que é uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema. 

Com oito episódios, a série ‘Que abuso é esse?’ tem como protagonistas três personagens de marionetes
 – a professora Elvira, o agente de saúde Damião e a dona de casa Neusa.  Ao longo do programa, o trio de marionetes discute um assunto e, em seguida, um ou mais especialistas (que pode ser um profissional de saúde, advogado, psicólogo, educador, sociólogo ou assistente social) complementa com esclarecimentos e mais informações sobre o tema. Ao final de cada programa, informações sobre o Disque 100 - Disque Direitos Humanos são divulgadas, estimulando o seu uso e ressaltando sua importância.
 

Entre os assuntos destacados pelos episódios está a definição de abuso sexual; as diferenças entre o carinho afetuoso e o abuso; o problema da violência entre gerações; as formas de reconhecimento dos indícios de abuso; o envolvimento da rede de proteção (familiares, educadores, agentes de saúde, vizinhos); a situação do abusador; os caminhos da notificação da denúncia, do atendimento e seus desdobramentos.

‘Que Abuso é Esse?’ é mais uma realização do Canal Futura com a Fundação Vale, parceria que já resultou em outras duas séries anteriores: ‘Que Direito é Esse?’, sobre direitos humanos, e ‘Que Trabalho é Esse?’, acerca do trabalho escravo. 

Canal Futura – Que Abuso é Esse?

 

Estreia: 11/12 (quinta-feira), às 21h15

Reprise: Domingo 00h30min e 14h45min

Duração: 8 minutos

Classificação: 10 anos

 


Compartilhe:

Arquivo