NA TRILHA DOS VALORES - UMA INICIATIVA DA EMPRESA VALE EM PARCERIA COM A OSCIP COLORIR CRIANDO VALORES

Publicado: 02 de Setembro de 2014

 

Vale leva Projeto com Tecnologia Social diferenciada as escolas de Serra e Cariacica para falar sobre o tema de Segurança Ferroviária.
 


Empresa utilizará atividades lúdicas, livros, personagens, mascote, passeios de trem, passeio ao museu, jogos e rodas de conversa com maquinistas da ferrovia Vitória a Minas para sensibilizar alunos e professores

Vitória, 2 de setembro de 2014 - A Vale leva para as comunidades de Flexal, em Cariacica, e Carapina, em Serra, uma nova forma de trabalhar o tema segurança ferroviária. Os bairros, por onde passam os trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) na região da Grande Vitória, estão sendo contemplados pelo projeto Na Trilha dos Valores, cuja proposta é levar orientações importantes para crianças, adolescentes e adultos sobre como conviver de forma segura e harmônica com a linha férrea. As atividades do programa serão realizadas com alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Américo Guimarães Costa e Antônio Vieira de Rezende, em Carapina Grande e Central Carapina, na Serra, e na escola estadual de Ensino Fundamental Manoel Paschoal de Oliveira, em Nova Canaã, Cariacica.

O projeto tem como foco principal trabalhar o conhecimento e o envolvimento da comunidade em questões relacionadas ao tema por meio de uma metodologia lúdica, que envolve dinâmicas, rodas de conversa com maquinistas, jogos sobre a ferrovia, visitas guiadas ao Museu Vale e passeios de trem, entre outras ações. O objetivo é, a partir do diálogo e da sensibilização, procurar reduzir o número de ocorrências ferroviárias nesses locais, que podem envolver desde o descarte de lixo de forma incorreta a apedrejamentos e circulação de pessoas sobre ou próximo à ferrovia. Ao todo, o Na Trilha dos Valores irá beneficiar 1.800 alunos das duas localidades.

Além das ações direcionadas aos alunos, o Na Trilha dos Valores irá contemplar também 250 professores, que serão capacitados para trabalhar o tema em questão em sala de aula.

"Com o crescimento dos centros urbanos, tem-se percebido uma convivência cada vez mais próxima de algumas comunidades com os trilhos do trem. E, como vizinhos dessas pessoas, temos a responsabilidade de sensibilizá-las sobre os riscos de não se ter atitudes seguras nas proximidades da ferrovia. Também é nosso papel orientá-las sobre os hábitos necessários para uma convivência harmônica com a linha férrea", declara o diretor de Operações da Estrada de Ferro Vitória a Minas Carlos Quartieri.

O Na Trilha dos Valores prevê ainda a realização de oficinas de arte-educação, atividade na qual os estudantes irão produzir textos, desenhos e fotos sobre histórias e experiências positivas da comunidade sobre a ferrovia. Como resultado, todo o material produzido nessas ocasiões será posteriormente exposto em locais públicos dos bairros participantes, como escolas, estação ferroviária, passarela e praças.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

Considerada uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.

Por: 
Marta Moreira - Assessora de Imprensa / VALE


Compartilhe:

Arquivo