PC3ES É DESTAQUE NO SITE DA PMS - SERRA

Publicado: 27 de Maio de 2014
Escolas da Serra são homenageadas no Palácio Anchieta
Programa de Consumo Eficiente de Energia promove sustentabilidade




Renata Salgueiro
As escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Antonio Vieira de Rezende, do bairro Central Carapina; Profª Valéria Maria Miranda, de Vila Nova de Colares e Cidade Pomar, de Cidade Pomar serão homenageadas na tarde desta segunda-feira (26). Divulgação/Colorir Alunos aprendem em Programa o consumo eficiente de energiaO evento acontecerá às 14 horas no Salão São Tiago no Palácio Anchieta, onde o governador Renato Casagrande e demais autoridades irão homenagear as ações pela iniciativa de sustentabilidade das escolas integradas ao Programa de Consumo Eficiente de Energia nas Escolas (PC3ES). Neste mesmo dia, acontecerá a Abertura da II Semana Estadual de Energia.

As unidades de ensino participaram durante o ano de 2013 do PC3ES, programa educacional piloto que surgiu da necessidade de se desenvolver uma consciência coletiva e individual nas escolas para alunos do ensino fundamental. Este programa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (Aspe), da Vale e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Colorir, que desenvolveu a tecnologia social e aplicou nas escolas integradas.

Através de palestras interativas, vídeos, trabalhos pedagógicos, histórias e personagens as aulas das escolas integradas interagirem com os conteúdos programáticos trabalhando a temática da importância do uso eficiente e consciente de energia.

No início do programa foi realizado um curso de aprimoramento dado pela equipe técnica da Aspe e curso pedagógico realizado pela equipe da Colorir com os professores e técnicos das escolas. Pais de alunos e a comunidade também foram convidados para participarem de uma oficina e aprenderem na prática como contribuir para a redução das contas de energia elétrica.

No final da aplicação do programa, as escolas pilotos conseguiram em sete meses reduzir suas contas de energia que foram calculadas e acompanhadas por uma placa termômetro fixada no pátio das unidades. As crianças também se empenharam na redução da energia em casa. 

 

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 26/05/2014

Compartilhe:

Arquivo