MATÉRIA DO PC3ES NO SITE DA PREFEITURA DE SERRA.

Publicado: 24 de Dezembro de 2013
Alunos da Serra são premiados por práticas sustentáveis
Programa foi realizado durante todo o ano

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Profª Valéria Maria Miranda”, de Vila Nova de Colares, da EMEF “Antônio Vieira de Rezende” de Central Carapina e da EMEF “Cidade Pomar”, em Cidade Pomar, todas no município de Serra foram premiados com tablets por práticas inteligentes de consumo de energia elétrica.


                        Programa premiou alunos e profissionais de educação da Serra

A premiação foi realizada pela Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) e pela Ong/ Oscip Colorir Criando Valores, graças às ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo grupo nas unidades durante o ProgramaConsumo Eficiente de Energia Elétrica nas Escolas (PC3 ES Sustentável).

Os 12 alunos que mais economizaram energia elétrica em casa ganharam tablets e os três professores destaques das escolas integradas, que apresentaram a melhor prática pedagógica em prol da sustentabilidade, receberam um notebook.

Além dos prêmios, todos os professores participantes receberam certificados de participação no programa. No início do programa cada unidade foi contemplada com uma câmera fotográfica semi-profissional para registro das atividades.

Foram 1106 alunos envolvidos no projeto e 135 profissionais, entre professores, coordenadores e pedagogos.

O Programa aconteceu durante todo o ano na escola por intermédio de ações lúdicas que ensinaram às crianças a utilizarem a energia elétrica de forma consciente e responsável. Piloto nas unidades de Vila Nova de Colares, Central Carapina e Cidade Pomar, o programa procurou sensibilizar alunos, profissionais da escola e comunidade do entorno, para que eles atuem como agentes multiplicadores com relação ao uso de energia, de forma a evitar a desperdícios, impactos ambientais e prejuízos econômicos.

O programa esteve atrelado aos trabalhos que são realizados pelos profissionais das escolas com a temática da sustentabilidade. O coordenador do programa, Eugênio Fernandes, disse que as ações que visam estimular os alunos a evitar o desperdício deve ser estimulada em todas as escolas de Serra e que pequenas mudanças no dia a dia dos alunos e seus familiares podem torná-los multiplicadores conscientes nas questões energéticas.

“O projeto foi de grande significado para toda a comunidade escolar, pois pode contribuir para formar uma cultura de uso sustentável para o consumo de energia e outros recursos naturais, transformando nosso mundo. E a educação é a única forma de conscientização de crianças, jovens e adultos”, disse Eugênio.

Para a subsecretária pedagógica Maria da Penha dos Santos o programa é uma excelente oportunidade de incentivo à redução do consumo de energia elétrica, para ela, outras unidades também precisam receber o programa.

A escola não teve nenhum ônus com o desenvolvimento do projeto. Todas as ações e premiações foram custeadas por uma empresa patrocinadora.

 

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 23/12/2013


Compartilhe:

Arquivo