ESPÍRITO SANTO LIDERA O PISA 2012 - PLANTAMOS E AGORA ESTAMOS COMEÇANDO A COLHER

Publicado: 07 de Dezembro de 2013
ESPÍRITO SANTO LIDERA O PISA 2012 - PLANTAMOS E AGORA ESTAMOS COMEÇANDO A COLHER
Nesta semana saiu o resultado do PISA 2012 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, onde no resultado por estados brasileiros o Espírito Santo aparece pela primeira vez em primeiro lugar. O ES somou 423 pontos, sendo seguido por DF com 422, Rio Grande do Sul, 420 e Santa Catarina, 419. 

No outro extremo, com os piores resultados, encontram-se os estados de Alagoas e Maranhão, onde a educação básica ainda não recebeu a prioridade necessária.

O PISA é aplicado em 65 países e é um dos mais importantes testes internacionais para comparar o nível educacional em nível global. Avalia o conhecimento consolidado de jovens de 15 anos de idade.

No Brasil os resultados passaram a ser apresentados por estado em 2006, 2009 e agora 2012. O Espirito Santo melhorou sequencialmente nas três disciplinas avaliadas, leitura, matemática e ciências. De 2006 para 2009 o progresso foi ainda maior que de 2009 para 2012. Mas, com melhoria continuada atingimos a liderança entre os estados brasileiros. Isto é resultado do trabalho de melhoria das escolas públicas estaduais e municipais, trabalho iniciado em 2003 e que em 2012 completou uma década de boa gestão, crescentes investimentos e reconhecimento do valoroso trabalho dos professores.

Com este resultado, até os mais céticos passarão a acreditar que é possível melhorar a qualidade da educação brasileira. O que não podemos é deixar de priorizar a educação básica, pois as boas construções começam pela base.

Por fim gostaria de homenagear e creditar estes resultados as bravas e dedicadas professoras e professores e diretoras e diretores das escolas públicas do Espírito Santo.

Podemos fazer muito mais e devemos trabalhar para atingir os melhores resultados do mundo global.

Parabéns a todos que trabalham com dedicação nos sistemas públicos de ensino no Estado do Espírito Santo.


Compartilhe:

Arquivo