COLORIR É UMA DAS ORGANIZAÇÕES HOMENAGEADAS NA ALES COM A MENÇÃO HONROSA DOM JOÃO BATISTA.

Publicado: 06 de Dezembro de 2013
Ales realiza sessão solene sobre direitos humanos
O primeiro arcebispo da Arquidiocese de Vitória, dom João Batista Motta de Albuquerque, dá nome à honraria que será entregue nesta quinta-feira (5), no plenário Dirceu Cardoso, em evento que começa a partir das 18 horas, dentro da programação da 5ª Semana Estadual dos Direitos Humanos. Na sessão solene proposta pelo deputado Genivaldo Lievore (PT), serão homenageadas com certificado instituições com destaque na realização de ações sociais, principalmente relacionadas à valorização da vida e dos direitos humanos. (Confira lista abaixo).
 
Dom João Batista Motta de Albuquerque entrou para a história da Igreja Católica no Espírito Santo e da política capixaba ao apoiar, nos anos 70 do século passado, a implantação das comunidades eclesiais de base, que valorizavam as pastorais e a participação dos leigos no dia a dia das paróquias.
 
Sob a inspiração de dom João, a Igreja de Vitória passou a ser reconhecida, à época, como progressista e afinada com a realidade. É que esse período marcou a emergência dos movimentos sociais diante do agravamento das condições sociais resultantes do êxodo rural e da chegada de migrantes para atuar em grandes projetos industriais no Espírito Santo.
 
Dom João morreu no dia 27 de abril de 1984, após 27 anos dedicados à Igreja Católica no Estado. Foi considerado um líder espiritual e um religioso de vanguarda, por ter se esforçado para colocar em prática as decisões do Concílio Vaticano II, que resultou em alterações nas questões teológicas e na hierarquia da Igreja Católica.
 
Homenageados

Associação Amigas para o Bem Viver
Associação Solidária Menino Jesus
Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos no ES
Fórum Direito à Memória e à Verdade do Estado do Espírito Santo
Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Associação de Pessoas com Doença Falciforme do Estado do Espírito Santo
Diocese de Colatina 
Associação da Melhor Idade de Pontal do Ipiranga
Clube da Terceira Idade de Rio Bananal
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Cariacica
Centro Social São José de Calazans
Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Central Carapina
Fundação Batista da Praia do Canto
Associação Gold
Colorir Criando Valores

Semana Estadual dos Direitos Humanos
 
A sessão solene desta quinta-feira, na Ales, é uma das atividades da 5ª Semana Estadual dos Direitos Humanos, que traz como tema “Democracia e Direitos Humanos na Contemporaneidade” e prossegue até o dia 13. A iniciativa é do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
 
Entre as atividades, consta debate sobre a política de drogas na Holanda; mostra de cinema e direitos humanos na América do Sul; e o seminário Violência contra Jornalista e Liberdade de Expressão. Confira a programação completa da 5ª Semana Estadual dos Direitos Humanos.
 
Wanderley Araújo/Web Ales 
(Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

Compartilhe:

Arquivo