Os integrantes do Programa Colorir Sustentável estiveram no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “Cora Coralina”, em Parque Residencial Tubarão, no dia 16 de agosto para realizar a segunda etapa de ações que visam conscientizar as crianças sobre o tema sustentabilidade e a redução da violência no ambiente escolar .
Uma das atividades desenvolvidas pelo grupo foi a contação da história: “A turma do Colorido em Aprendendo a Organizar”, ao final os alunos foram contemplados com uma edição do livro. No próximo dia 25 será realizada a 3ª etapa do projeto e distribuição do livro Limpar.
Já nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Valéria Maria Miranda, Antônio Vieira Rezende e Cidade Pomar a equipe Colorir instituiu o programa piloto PC3ES =SUSTENTABILIDADE que tem como objetivo incentivar o consumo eficiente de energia nas escolas. Essa etapa do projeto é realizada em parceria com empresa privada, Aspe – Agência Reguladora de Energia do Espírito Santo, Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Oscip Colorir.
A intenção é que, no próximo ano, outras escolas sejam atendidas pelo programa.
Para o presidente da OSCIP Colorir e psicopedagogo, Eugênio Fernandes, a realização dessas atividades nas unidades de ensino é importante, pois fará o aluno refletir sobre a importância da sustentabilidade em quatro pilares: sua relação com ele mesmo, com o outro, com o ambiente e com o aprimoramento dos valores.
Entenda algumas das ações do OSCIP Colorir:
* Programa Colorir Sustentável tem como objetivo reduzir os índices de violência na escola, melhorar as relações interpessoais e permitir aos alunos a instrumentalização da esperança, além de contribuir com um mundo mais sustentável
Várias atividades compõem o programa, dentre elas:
*PC3ES= SUSTENTABILIDADE tem o objetivo de sensibilizar alunos e toda a comunidade escolar a evitar o desperdício de energia, impactos ambientais e prejuízos econômicos. É realizado em parceria com a ASPE.
As ações são realizadas de forma lúdica por meio contação de histórias e jogos educativos. E também foi criado um mascote para incentivar na redução do consumo de energia, o nome da personagem será escolhido pelas crianças.
As escolas que participam do programa são premiadas com uma câmera fotográfica. Os professores destaques são contemplados com um notebook e alunos que conseguirem redução significativa da redução de energia também recebem um MP4.