COLORIR É APRESENTADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VV/ES COMO UM EXEMPLO DE PROJETO PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DA PAZ!

Publicado: 12 de Junho de 2012

Vila Velha apresenta ações da Educação para Cultura da Paz
Texto: Geiza Ardiçon / Foto: Eduardo Ribeiro

Seminário Ações Conjuntas para o Alcance da Paz - Educação - Imagem: Eduardo Ribeiro


As discussões acerca do enfrentamento a criminalidade e as apresentações do planejamento e das ações dos municípios capixabas em prol da construção de uma cultura de paz, tiveram continuidade na tarde desta sexta-feira (01) durante o "Encontro Metropolitano de Segurança Pública: ações conjuntas para o alcance da paz social", realizado no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.

A mesa redonda com o tema “Educação para Segurança: Da Escola para Casa” foi formada pela Secretária de Educação de Vila Velha, Professora Wanessa Zavarese Sechim, e pela subsecretária de Educação de Vitória, Núbia Faria. A mesa foi coordenada por Eduardo Malini, representando a Subsecretaria de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação.

Na oportunidade, Wanessa Sechim apresentou projetos desenvolvidos pelas escolas do município e ressaltou a importância do envolvimento de todos na busca pela cultura de paz. “A escola tem funcao social e educar para a paz é uma das principais contribuições que a escola pode dar para construir uma sociedade humana, justa e fraterna. É preciso inspirar e fortalecer a criatividade e a participação de todos da escola, da família e da comunidade; oferecer formação continuada aos profissionais da educação, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa. Também não posso deixar de citar a criação de dois setores na secretaria que se configura como uma ação de enfrentamento a situações de vulnerabilidade: o setor de Diversidade e Inclusao e o setor de Arte, Cultura e Esporte”, acrescentou a secretária.

Em Vila Velha, diversas unidades de ensino desenvolvem projetos que visam contribuir para uma cultura de paz nas escolas, dentre eles o Projeto "Cuida de Mim - Enfrentamento ao Bullying Escolar", da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Colorir - Criando Valores, desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Darcy Ribeiro, em João Goulart; projeto “Respeito é bom e eu gosto!”, da Umef Ofélia Escobar, em Aribiri, que busca conscientizar e difundir valores como amizade, ética, justiça; o Programa Educacional de Resistência às Drogas e integração com as comunidades, em parceria com a Polícia Militar, com a meta de atender a 1.600 alunos de 15 escolas da rede no segundo semestre de 2012; o Programa “Força pelo Esporte”, atendendo a 112 alunos do município; o Programa Esporte pela Paz, em parceria com o governo do estado, atendendo a 500 crianças da rede; entre outros.

Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria Municipal de Educação oferece os Programas Escola Aberta - beneficiando cerca de 1.100 alunos de 22 escolas da rede municipal e pessoas da comunidade todos os finais de semana – e o Mais Educação – atendendo a 8.558 alunos de 21 escolas de Vila Velha. Estes programas trabalham de forma integrada com a escola oferecendo aos alunos e comunidade acesso ao esporte, a cultura e outras atividades.eusa Lobo de Aguiar, professora aposentada inscrita para participar do evento, está satisfeita com os assuntos discutidos no encontro. “É muito importante o incentivo ao debate de um assunto tão importante como a segurança do cidadão. As medidas que estão sendo tomadas pelas escolas da Grande Vitória servem para o presente e para o futuro de nossas crianças, esteja ela onde for: na rua, na escola ou em casa”, pontuou Neusa.

O Encontro teve início nesta quinta-feira (31) e termina nesta sexta-feira (01), às 17 horas, com a palestra "O Papel dos Meios de Comunicação para Cultura de Paz" que será ministrada pelo comentarista de segurança e autor do livro Elite da Tropa, Rodrigo Pimentel.


Compartilhe:

Arquivo