PC3ES - SUSTENTABILIDADE É UMA REALIDADE! PARCERIAS: OSCIP COLORIR E ASPE (ÓRGÃO DO GOVERNO ESTADUAL DO ES)

Publicado: 25 de Julho de 2013

PC3ES - SUSTENTABILIDADE É UMA REALIDADE! PARCERIAS: OSCIP COLORIR E ASPE (ÓRGÃO DO GOVERNO ESTADUAL DO ES)

Todos nós sabemos que devemos economizar energia, seja por motivos financeiros (evitar gastos excessivos) ou por motivos ambientais (pois a geração de eletricidade depende da exploração de recursos naturais), mais infelizmente entre o saber e o fazer há uma enorme distância.

Para se reduzir o consumo elétrico residencial não é necessário nenhum sacrifício, somente é necessário criar o hábito de evitar certas ações que promovam o desperdício energético.

 

Coisas simples como manter a porta da geladeira fechada, apagar as luzes ao sair de casa, trocar as luzes incandescentes por fluorescentes, não deixar a TV ligada quando for dormir ou regular corretamente o ar condicionado, são exemplos de pequenas ações que fazem diferença e que todos deveriam fazer. Quando desperdiçamos energia estamos agredindo o nosso planeta, pois mesmo as usinas que geram eletricidade a partir de fontes renováveis causam danos ao meio ambiente.

.  JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA E ABORDAGEM TEÓRICA

A ASPE – Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo em parceria para execução com a OSCIP COLORIR Criando Valores e com o apoio financeiro da Empresa VALE, com objetivo de demonstrar à sociedade a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de melhoria energética de equipamento e processos e uso racional de energia e reaproveitamento de resíduos sólidos desenvolverá o PROGRAMA CONSUMO EFICIENTE DE ENERGIA NAS ESCOLAS – PC3Es, que tem como objetivo principal sensibilizar alunos, profissionais das escolas e comunidade do entorno, preparando-os para que sejam agentes multiplicadores conscientes com relação ao uso de energia, como forma de evitar desperdícios, impactos ambientais e prejuízos econômicos.

Programa PC3Es será norteado pela abordagem que visa à aprendizagem significativa/humanista. De acordo com os pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa, a aprendizagem ocorre de duas formas:  significativa ou mecânica. A aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica são entendidas com base na teoria de Ausubel (1968). Esse autor explica que a aprendizagem significativa é aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende. Segundo Moreira (1999), Ausubel vê o armazenamento de informações no cérebro humano como sendo organizado, formando uma hierarquia conceitual, na qual elementos mais específicos de conhecimentos são ligados a conceitos mais gerais, mais inclusivos.

Ausubel afirma que o aluno que não possui tais esquemas desenvolvidos não pode relacionar significativamente o novo conhecimento com seus esquemas incipientes de compreensão, adquirindo assim uma aprendizagem mecânica do material a ser aprendido. A aprendizagem mecânica nada mais é do que a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma interação com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Nesse caso, a informação é armazenada de forma arbitrária, ou seja, não há interação entre a nova informação e aquela já armazenada. Segundo Moreira (1999, p. 153)

a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz (...) e uma das condições para a ocorrência da aprendizagem significativa é que o material a ser aprendido seja relacionável à estrutura cognitiva do aprendiz.

É possível aferir dos pressupostos de Moreira (1999), que a aprendizagem significativa ocorre quando o material utilizado para fins de aprendizagem é condizente com os conhecimentos já adquiridos pelo aprendiz.

Com base nos conceitos de aprendizagem (AUSUBEL, 1968; MOREIRA, 1999) e norteada pela abordagem socioconstrutivista do conhecimento (VYGOTSKY, 1998) afirma: “compreendo que o aprendiz constrói mecanismos intermediários para a aquisição significativa de novos conhecimentos, ancorando-os em conhecimentos já adquiridos”.

Reconhecendo a importância destes conceitos apresentados, a OSCIP COLORIR Criando Valores, construiu a presente proposta inspirada na teoria de Educação Humanista da Criação de Valores do Professor Makiguti (Educação para uma vida criativa, Editora Record, pág.111). Onde ancoramos nossos princípios técnicos e pedagógicos, tornando-se relevante vincular os conteúdos curriculares pré-estabelecidos a cada disciplina e ano escolar,ao trabalho que será realizado, contribuindo para que os alunos tornem-se células responsáveis e saudáveis no organismo social, encontrando sentido e propósito em suas vidas, contribuindo para melhoria dos cuidados: - consigo, com o outro e com o meio ambiente.

 

 OBJETIVO GERAL :

O objetivo geral é a implantação de práticas sustentáveis nas escolas públicas, primeiramente sensibilizando os alunos destas escolas de que precisamos ser mais conscientes no que diz respeito ao uso da energia, de forma a evitar desperdícios. Com mudanças de hábitos simples poderemos torná-los multiplicadores conscientes nas questões energéticas, formando uma cultura de uso sustentável para o consumo eficiente de energia e de outros recursos naturais. Para isso também serão mobilizados os  profissionais das escolas, pais,  representantes das comunidades do entorno e empresas parceiras.

  

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Para os profissionais das escolas: Identificar e promover atitudes sustentáveis para o consumo consciente de energia, coletivamente e individualmente, agindo coerentemente com elas.

·         Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiados nos conteúdos trabalhados em sala de aula.

 

·         Para os pais e comunidade do entorno: Sensibilizar para o consumo consciente de energia e de outros recursos naturais.

 

 5 ESCOLAS PILOTOS NOS MUNICÍPIOS DE SERRA, VILA VELHA E FUNDÃO.

* EMEF VALÉRIA MARIA MIRANDA - VILA NOVA DE COLARES - SERRA - ES

* EMEF ANTÔNIO VIEIRA DE REZENDE - CENTRAL CARAPINA - SERRA - ES

* EMEF CIDADE POMAR - SERRA - ES

*EMEF ERNESTO NASCIMENTO - FUNDÃO - ES

* UMEF EDSON TAVARES - VILA VELHA - ES

_________________________________________________________________________________________________________________________

 


Compartilhe:

Arquivo