PROJETO: CURSO CONTANDO HISTÓRIAS COLORINDO VIDAS!

Publicado: 10 de Junho de 2013

PROJETO: CURSO CONTANDO HISTÓRIAS COLORINDO VIDAS!

A OSCIP COLORIR CRIANDO VALORES ATRAVÉS DO SEU DIRETOR EUGÊNIO FERNANDES ESTÁ OFERECENDO ESTE ANO UM CURSO PARA MOTIVAR AÇÕES DE VOLUNTÁRIADO EM INSTITUIÇÕES ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS.

PARA ISTO ABRIU INSCRIÇÃO PARA 30 PESSOAS INTERESSADAS NESTA ARTE E EM APENAS UMA SEMANA E MEIA AS VAGAS JÁ HAVIAM ESGOTADAS! TIVEMOS AJUDA DAS REDES SOCIAIS E AMIGOS DA INSTITUIÇÃO PARA QUE FOSSEM COMPARTILHADAS AS VAGAS.

NO DIA 01 DE JUNHO OS 26 PRIMEIROS VOLUNTÁRIOS DO CURSO SE APRESENTARAM EM NOSSA SEDE ONDE O PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E INSTITUCIONAL EUGÊNIO FERNANDES MINISTROU UMA PALESTRA DE ABERTURA COM O TEMA: "A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE - O RESGATE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA", TIVEMOS A BRILHANTE PARTICIPAÇÃO DA DIRETORA RITA SANTOS QUE NOS AJUDOU A ACOLHER OS CURSISTAS COM UMA LINDA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA LITERALMENTE NO MEIO DA RUA, ONDE OS TRANSEUNTES PARARAM PARA ASSISTIR O EVENTO. TAMBÉM TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO DA ESCARLENA QUE APRESENTOU UM POUCO DA OSCIP COLORIR PARA QUE OS CURSISTAS CONHECESSEM UM POUCO DA HISTÓRIA.

INFORMAÇÕES DO CURSO:

EMENTA:

Capacitar o aluno: voluntário, educador, facilitador para conhecer, refletir e atuar sobre os fundamentos da arte de contar histórias contribuindo com a prática do ensino e aprendizagem que tem como princípio fundamental o lúdico, tanto na pedagogia (crianças) quanto na andragogia (adultos) para um trabalho educacional/social pelo desenvolvimento de capacidades e habilidades criativas para o conhecimento e o autoconhecimento. 

JUSTIFICATIVA:

Os contadores de histórias são educadores formais e não formais/facilitadores do ensino/aprendizagem e os educadores/facilitadores são contadores de história que necessitam vivenciar, refletir e elaborar a grande quantidade de informação recebida na atualidade e responder às demandas de ampliação da imaginação, criatividade e flexibilidade. Há grandes dificuldades para se fazer a ponte entre teoria e a prática educativa, ou seja, de se desenvolver de maneira fundamentada uma metodologia que possibilite a criação de procedimentos que melhor viabilizem o ensino e a aprendizagem em qualquer faixa etária, em qualquer curso, desde os formais até os não formais, e em qualquer situação, desde os hospitais a lares/orfanatos de crianças.

ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

O curso prioriza uma fundamentação e prática para o conhecimento e o desenvolvimento ou ampliação das competências necessárias para uma atuação eficiente e criativa na comunicação, no voluntariado e na prática da arte de contar histórias contribuindo com o ensino-aprendizagem. Proporciona condições ao contador de histórias ou educador/facilitador saberes e fazeres de uma metodologia e a prática que garantam um melhor desempenho pedagógico ou andragógico e uma boa relação afetiva entre docentes e alunos, adultos e crianças.

A proposta se desenvolverá a partir do princípio metodológico Lúdico, que estabelece a ponte, a sinergia entre o agir e o pensar, representado pelas atividades criativas.

Serão priorizados os conceitos deduzidos da observação, da prática para se conhecer o ser humano em seu desenvolvimento bio-psico-social e seu contexto histórico sócio-econômico-cultural. Seu principal objetivo é desenvolver o potencial do participante levando-o a adquirir as capacidades de um voluntário, educador, comunicador, mais consciente e mais criativo – um contador de histórias.


Distribuição de Carga Horária:

 1- Palestra Inaugural;

2- Encontros Semanais – Módulos 1 e 2

2- Encontros Quinzenais – Módulo 3;

2- Encontros Intranet – Módulo 4 e 5;

2- Encontros Práticos – Módulo 6

-entre pares;

-para crianças;

 

1 – Culminância e Certificação.


TOTALIZANDO 60 HORAS DE CURSO EM 6 MÓDULOS

OBS.: PRÓXIMO ENCONTRO DIA 15 DE JUNHO 

1º GRUPO:9H AS 10H30

3º GRUPO:10H30 AS 12H


Compartilhe: