Representantes de turma da EEEFM TEOTÔNIO B. VILELA iniciam a capacitação com o projeto Colorir.

Publicado: 02 de Junho de 2012

REPRESENTANTES DE ALUNOS NO CURSO DE APRIMORAMENTO PROMOVIDO PELO COLORIR


 

Atribuições dos Representantes de Turma

          QUALIDADES DE UM REPRESENTANTE:

          1. RESPONSABILIDADE - pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, assíduo e pontual, organizado.

          2. ESPÍRITO DE INICIATIVA - saber tomar decisão, ser realizador, saber imprimir dinamismo ao grupo.

          3. ESPÍRITO DEMOCRÁTICO - saber acolher; respeitar as idéias dos outros; estimular as idéias do grupo; sentir-se igual em direitos e deveres.

          4. PARTICIPATIVO e envolvido com a escola.

          5. DISPONIBILIDADE - ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante.

          6. FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E DE RELACIONAMENTO.

          7. ESPÍRITO DE EQUIPE.

          É importante observar que não há ninguém que possua todas essas qualidades. O líder não nasce feito. Há sempre muito a aprender, a aperfeiçoar, a mudar e exercitar para bem desenvolver a representatividade.

          ATRIBUIÇÕES DE UM REPRESENTANTE:

          O representante de turma é um elo entre a turma e a comunidade escolar. É o porta-voz da turma, isto é, o elemento que transmite as sugestões, reivindicações e problemas do grupo. Incentiva a turma a participar de eventos, solenidades, visitas etc. Além dessas tarefas o representante deve:

          1. Incentivar a turma a ser um grupo coeso e unido. 2. Auxiliar o grupo a determinar seus objetivos e a utilizar os meios adequados para atingi-los. 3. Ajudar a turma a colaborar com os objetivos básicos e projetos da escola. 4. Comparecer e participar das reuniões e eventos para os quais for convocado. 5. Exercer uma liderança positiva. 6. Solicitar a intervenção da Equipe de Direção da ESCOLA quanto a assuntos específicos da sua turma.

          ATRIBUIÇÕES NO PROJETO COLORIR

           Os representantes de turma irão ficar responsáveis pela auditoria interna juntamente com seus colegas de turma, para levantamento de dados nos gráficos dos tipos e variações de manifestações de violência dentro do espaço escolar. A casa mês iremos juntar os dados e construir coletivamente um gráfico no pátio da escola, onde iremos acompanhar os resultados do projeto Cuida de Mim, esperando reduzir os indíces de violência e vandalismo na escola.


Compartilhe:

Arquivo