Histórias Coloridas na Vila: projeto literário para ciclo de alfabetização em ação!

Publicado: 13 de Setembro de 2021
Histórias Coloridas na Vila: projeto literário para ciclo de alfabetização em ação!A Secretaria Municipal de Educação lançou em julho em parceria com a Colorir – Criando Valores, o projeto literário “Histórias Coloridas na Vila” para o ciclo de alfabetização da rede municipal de Vila Velha.



O projeto engloba contação de histórias de diferentes gêneros literários para os alunos, incentivando a leitura e ampliando o desenvolvimento da imaginação e da formação de experiências. Os professores, pedagogos e bibliotecários também terão acesso a formação na área e às contações, para que possam desenvolver atividades em sala de aula a partir das temáticas. 

São dez lives que acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, de julho até dezembro, no canal da Secretaria e são disponibilizadas na plataforma Escola Tá ON.

O curso ofertado em parceria com a Oscip Colorir foi de fundamental importância, o envolvimento de professores e bibliotecários que atendem o Ciclo de Alfabetização inscritos no curso de formação para contadores de histórias, com renomados profissionais da Contação de Histórias nacionais e locais como: Ivani Magalhães - SP, Rodrigo Libânio - SP e Eugênio Fernandes e Rita Santos ES. Após a formação dos educadores desejamos que os profissionais se tornem os protagonistas do projeto assumindo a programação no canal do youtube.

É importante ressaltar que a cada encontro, a participaçao das escolas tem sido significativa e que muitos alunos acompanham a programação juntamente com seus professores e bibliotecários diretamente das salas de aulam interagindo com os contadores de histórias.

A atividade maker é a finalização de cada encontro onde as crianças são convidadas para brincar após a contação, construindo coletivamente algo para que possam brincar. "A literatura e a brincadeira são fantásticas e ferramentas eficazes no processo do retorno as aulas, como também no desenvolvimento humano e contribui significativamente no processo de aprendizado". - afirma o psicopedagogo Eugênio Fernandes.

Durante a exibição ao vivo quinzenalmente no canal da SEMED no youtube percebemos as falas dos professores, diretores, bibliotecários, comunidade e alunos felizes com o momento que estão participando da história. As falas dos participantes do projeto são motivadoras. Segundo o bibliotecário Carlos:  "Assisti ao vivo o projeto hoje pela youtube, parecia que eu estava naqueles programas infantis dos anos 90, da Tv Cultura ou SBT".  A pedagoga Rita Santos concorda "que com este movimento estamos resgatando valores e a infância de nossas crianças, levando principalmente neste momento de pandemia e retorno as aulas, o resgate da imaginação, a criatividade, o estímulo a fantasia, o instrumentalizar a esperança e é exatamente isto que o Projeto Histórias Coloridas na Vila se propõe".

Todas as escolas enviam após a atividade online, inúmeros trabalhos que são executados com os alunos: desenhos, dobraduras, painéis, teatro e muitos recontos da contação de história.

Esta semana teremos novidades é a participação da bibliotecária, escritora e contadora de história Elijance Marques. . Segundo Elijance “ O projeto Colorir é fantástico, traz cultura, diversão e aprendizado para as crianças, além de ampliar possibilidades e conhecimentos para todos os profissionais da rede municipal de ensino”.

Queremos convidar então a comunidade escolar, principalmente os do Ciclo de Alfabetização a estar conosco nesta quarta-feira às 14h no Canal do Youtube - SEMED para mais um capítulo desta linda aventura no mundo do era uma vez. Esta semana trabalharemos fábulas e a história adaptada será: O leão e o ratinho de Jean de La Fontaine.

Então se prepara, aperte os cintos, abra os olhos da imaginação e venha ouvir e participar do Projeto Histórias Coloridas na Vila.


 

Compartilhe:

Arquivo