NTV - PROJETO AUTONOMIA - Estação Colorir: Trilhando e colorindo valores nos trilhos de Central Carapina

Publicado: 26 de Abril de 2021

Estação Colorir: Trilhando e colorindo valores nos trilhos de Central Carapina

  1. Apresentação:
A EMEF Antônio Vieira de Rezende está localizada no bairro Central Carapina, que é cortado por trilhos de trem de carga da empresa Vale. Os profissionais da EMEF bem como os moradores da comunidade assistem diariamente a movimentação das ferrovias no bairro. Consequentemente, esse meio de transporte é bem conhecido por todos da localidade. Inclusive, o antigo prédio da escola era vizinho dos trilhos de trem, sendo possível sempre ouvir os barulhos advindos da passagem dele.

Infelizmente, apesar dos nossos alunos presenciarem a rotina dos trens passando pelo bairro, vivenciávamos constantes atos de vandalismos, utilização dos trilhos como rua, atalhos e locais de brincadeiras, por desconhecimento dos perigos que podem se esconder ao redor dos trilhos do trem ou por negligencia (dos adultos) em dar importância e não seguirem as regras de segurança ferroviária. Isso proporcionava constantes e eminentes riscos de morte e ferimentos para moradores como também para funcionários das ferrovias, além de prejuízos para a empresa.

Em 2019, o Projeto Oscip Colorir propôs efetuar ações lúdicas na escola para despertar nas crianças, adolescentes e adultos a conscientização das responsabilidades e valorização das regras de segurança ferroviária. Para isso, contou com a parceria da EMEF Antônio Vieira de Rezende, no desenvolvimento do Projeto “Na trilha de Valores”, através de aulas de campo (museu e passeio de trem), apresentação de teatro, com os personagens Bubu, Alvinho e o Super Sustentável.  E realização de atividades com materiais doados pelo próprio projeto (livro com atividades, lápis, borracha, lápis de cor e, até mesmo, álcool gel). Este projeto já atua em outros bairros que também possuem a presença das ferrovias na sua localidade. 

O projeto apresentado pela Oscip Colorir foi dividido em três etapas e cada etapa com duração de um ano: 1°ano - Aplicação (desenvolvido no ano de 2019), 2° ano -Manutenção (desenvolvido no ano de 2020) e 3° ano - Autonomia (será executado durante o ano 2021).

Contudo, em 2020, as escolas deixaram de realizar suas atividades presenciais, devido a Pandemia do COVID-19, e a implantação do Projeto teve que ser repensado e reinventado tanto pela Oscip Colorir quanto pelos profissionais da EMEF Antônio Vieira de Rezende. As atividades presenciais foram substituídas   por atividades pedagógicas não presenciais e aulas virtuais. Junto a essas atividades não presenciais e de forma online, foram inseridas as atividades voltadas para a segurança ferroviária, buscando garantir a continuidade e a efetividade na concretização dos objetivos propostos.

Então, nesse novo contexto, reinventar o Projeto na Trilha dos Valores foi extremamente necessário, pois sabemos da importância de trabalhar esse tema na nossa comunidade e haja visto que, neste período de pandemia os nossos alunos não estão presencialmente na escola, e por isso, estão mais propensos a brincadeiras nas ruas e, possivelmente ao redor dos trilhos do trem.

Diante das incertezas que o ano de 2021 nos apresenta, da necessidade de dar continuidade e encerramento ao projeto, das inconstâncias de como será esse ano letivo de 2021 e, principalmente, das dificuldades de nossos alunos no acesso as informações on-line(remotas), foi repensado novas propostas de atividades. Apresentaremos um projeto voltado para ações simples, mas de fácil acesso e execução e esperamos contar com a participação da maioria dos alunos, podendo assim finalizarmos o ano e o projeto com significativas trocas de conhecimentos em todo ambiente escolar. Permitindo que nossos alunos compreendam a importância da preservação e atitude responsável na linha férrea do bairro. Atitude responsável e também necessária a todos que convivem nesse ambiente, desde moradores (crianças e adultos) até os profissionais que atuam nesse ambiente.
 
  1. Objetivo geral:
 
  • Resgatar e cultivar em nossos alunos, assim como em toda comunidade valores como: Respeito, amor, paz, colaboração, atitude responsável, solidariedade, preservação ao ambiente férreo pensando assim numa melhor qualidade de vida para todos ao redor dessa comunidade.
 
  1. Objetivos específicos:
  • Propiciar o desenvolvimento de valores de respeito, atitude responsável e preservação da linha ferroviária;
 
  • Estimular atitudes responsável e de respeito pelos outros e pelo ambiente ao redor da linha ferroviária, a fim de estabelecer uma relação harmônica;
 
  • Oportunizar dinâmicas que possibilite a criança valorizar a participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de cooperação e respeito, visando o bem-estar de todos;
 
  • Incentivar a criança a expressar seu ponto de vista com clareza, sobre a importância da segurança ferroviária;
 
  • Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, oportunizando as reflexões e atitudes que visem o bem-estar de todos;
 
  • Compreender a necessidade de conviver com as pessoas e o ambiente ao redor dos trilhos do trem, adotando atitudes de respeito e de responsabilidade.
 
  • Incentivar os estudantes a serem agentes transmissores e multiplicadores desses ensinamentos e valores: tanto na família, na escola, na comunidade;
 
  • Compreender a necessidade de respeitar as regras e normas ao redor dos trilhos;
 
  1. Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação do professor, aluno, família, comunidade e toda equipe escolar.
Durante a implementação e execução do projeto pretendemos utilizar as seguintes sugestões:
  • Leitura e interpretação de diferentes textos;
  • Exibição de vídeos que trabalhem a temática;
  • Confecção de desenhos e trabalhos manuais;
  • Leitura e exposição de textos reflexivos;
  • Produção textual;
  • Roda de conversas;
  • Trabalho com músicas, jogos e brincadeiras;
  • Atividades Relacionadas ao acróstico da palavra “VALE”;
Atividades Responsáveis
Reunião com a Diretora e equipe técnica , Oscip Colorir e a empresa Vale Colorir/ Vale
Reunião com o corpo Docente e Equipe Técnica para Apresentar a 3° Etapa Autonomia Colorir/ Vale
A escola escreveu seu projeto e dá um novo nome; Estação Colorir: Trilhando e colorindo valores nos trilhos de Central Carapina
Apresentação final do projeto ao corpo docente e alterações necessárias. Escola/ Equipe técnica da escola
Entrega do kits NTV para as turmas do 1° ano Colorir/ Vale
Palestra sobre: STORYTELLING NA EDUCAÇÃO /A IMPORTANCIA DE SE TRABALHAR VALORES HUMANISTAS. Para professores e funcionários; Colorir
Apresentação do projeto para professores e alunos Escola
Execução do projeto (desenvolvimento das atividades) em 4 Missões; Escola
Cada Missão o Colorir irá produzir um vídeo de do Star do momento do projeto com os personagens Bubu e Alvinho(disparo em redes sociais e WhatsApp) Colorir
1° Movimento: Atividade on-line  / Escola
2° Movimento: Atividade on-line  / Escola
3° Movimento: Atividade on-line  / Escola
4° Movimento: Atividade on-line  / Escola
Culminância : Promoção de concurso de desenhos ou textos sobre s temática
Sorteio do movimento concurso – Brinde Doado pela Empresa Vale Colorir/escola/vale
Avaliação Colorir/escola Google formulário




































 
  1. Cronograma:
 
  1. Movimento das atividades:
Ao longo do projeto a escola pretende realizar atividades voltadas para a temática da Acróstico da palavra “VALE”. As atividades terão os mesmos objetivos, porém suas metodologias para execução serão de acordo com os níveis de cada turma.  
As atividades terão como objetivos:
 
Movimento: Palavra: Ação :
1° Movimento: Vivenciar Relato por meio de desenhos ou textos de como é o cotidiano deles ( a vivência dos aluno) do bairro ao redor dos trilhos).
2° Movimento: Alcançar Problematizar através de atividades os perigos que giram ao redor dos trilhos do trem.
3° Movimento: Legitimar Levar os alunos a pesquisar o que tem de benefícios nesses trilhos do Trem;
4° Movimento: Esperançar Como podemos preservar e respeitar o meio e as pessoas que estão ao redor dos Trilhos;
 
  1. Duração do Projeto:
O projeto será desenvolvido durante o ano de 2021.
 
  1. Recursos:

Serão usados vídeos curtos, livros de literatura infantil, lápis de cor, papeis coloridos, cola branca, e outros disponíveis.
 
  1. Avaliação:

A avaliação dos alunos será feita através de observação durante todo o processo do projeto.
A avaliação do projeto será feita ao seu termino com todos os profissionais envolvidos, para que assim possamos rever passo a passo todas as ações, pelo Google formulário.

 
  1. Culminância

Para a culminância do projeto se pretende fazer um concurso de pequenos textos e desenhos, mostrando o que aprendeu e o que significou fazer parte do projeto “Na trilha dos Valores” durante esses anos de vivência.


Compartilhe: