Porque contar histórias para crianças - por Crislaine Schmitz

Publicado: 30 de Junho de 2020

“Ouvir uma boa história estimula a criatividade, a imaginação, a linguagem, ajuda a criança a organizar seus sentimentos e amplia seu vocabulário”.

Quem não gosta de ouvir uma boa história?! Mesmo quando adulto ouvir história é um momento muito relaxante. E para criança, você sabe quais são os benefícios de ouvir histórias? Então vamos lá!

Atualmente as nossas crianças passam bastante tempo em frente às telas, as famílias cada vez com menos tempo precisam entreter as crianças enquanto organiza algo em casa, a consequência disso é que, por receber toda a história pronta, eles não precisam imaginar nada, está tudo ali, a história e a imagem.

Ouvir uma história estimula a imaginação e a criatividade, característica esta que será lavada até o fim da vida, então, quer ter um adulto criativo? Precisa desenvolver esta habilidade na infância!

O que precisa ser levado em consideração é o quanto uma história pode desenvolver de criatividade, veja que, se eu te descrever um personagem agora você vai desenvolver toda sua capacidade criativa para imaginar, vamos lá?

Leia com voz de suspense: “Era um monstro, muito grande, patas enormes, sua bocarra era maior ainda, seu corpo era todo peludo, suas orelhas ouviam qualquer batida de coração à distância e ele era muito rápido”.

Este monstro que você imaginou é só seu. Provavelmente, ninguém mais imaginou outro igual, se agora o passo seguinte fosse desenhar o personagem que cada um imaginou, seria um diferente do outro, este é o resultado da criatividade.

Agora pense que vou falar do mesmo personagem, mas vou utilizar um objeto qualquer para representar este personagem da história, como a imaginação vai estar apoiada no objeto que está sendo utilizado, a sua criatividade fica limitada, por mais que faça a mesma narração da história, o resultado do estímulo criativo é menor.

E se ao contar esta história, você utilizar a imagem pronta, a capacidade criativa reduz quase nada, porque não será necessário ela imaginar, ela vai usar sua figura como personagem e pronto. Vamos fazer o teste?

Conte uma história para seu filho utilizando apenas a sua voz, alguns dias depois conte a mesma história utilizando algum objeto para representar o personagem, e em outro momento utilize uma figura para representar este

personagem. Certamente ele vai te dizer que o monstro imaginado não era nem parecido com sua imagem.

Contar histórias para as crianças também pode ajuda-los a organizar seus sentimentos, liberar suas angústias, ensinam algo, faz os sentir melhor e a compreender o mundo a sua volta.

Além de tudo isso, no momento da história a criança está desenvolvendo sua capacidade de ouvir, sua curiosidade e a busca por respostas, de organizar uma sequência de algo e é o primeiro acesso ao mundo letrado.

O importante deste momento é que as crianças amem livros, para que desenvolva sua curiosidade em busca de respostas, desenvolva sua criatividade e estimule sua linguagem ampliando o vocabulário. E com tudo isso que sabemos agora, o momento da história deve fazer parte da rotina diária de toda família que se preocupa com o futuro de seu filho.

Para acompanhar um pouco mais do trabalho que desempenho, visite meu canal de histórias infantis no YouTube (Cris Schmitz), minha página no Facebook (Cris Schmitz) ou o Instagram (Crislaine Schmitz).

Fonte da Matéria: SCHMITZ. Jornal de Beltrão, ano 32, n 6.976, 1 caderno, 20 páginas, volume 1, página inicial 8 página final 8, data da publicação 23 de Junho de 2020, Dois Vizinhos, Paraná.

Compartilhe:

Arquivo