PROGRAMA COLORIR SUSTENTÁVEL - ETAPA PEQUENOS HORTICULTORES

Publicado: 29 de Outubro de 2022
PROGRAMA COLORIR SUSTENTÁVEL - ETAPA PEQUENOS HORTICULTORES

PEQUENOS HORTICULTORES EM AÇÃO!

Ah! que legal!!! Chegamos na etapa pequenos horticultores do Programa Colorir Sustentável.
São 20 anos da Colorir Criando Valores em projetos educacionais socioambientais e mais um sucesso em ação!

 

Este programa foi formulado dentro da metodologia do Projeto Colorir e ele tem três etapas consecutivas que resultaram em: pequenos composteiros, pequenos horticultores e pequenos escritores.

Esta etapa iremos plantar! isto mesmo!
As crianças de 3 a 5 anos do CMEI VERA CALMON em Serra Dourada II, irão construir uma horta.
Após a fase da composteira, cuidando das minhocas as crianças perceberam que o resultado foi a produção de biofertilizante, que é o trabalho que a minhoca faz, resultando em adubo (biofertilizante e húmus) para o crescimento e desenvolbimento sádio das plantinhas da horta.
Além é claro de um descarte inteligente dos resíduos de alimentos para que a minhoquinhas possam trabalhar alimentadas. Assim vamos ajudando o meio ambiente...

Neste etapa fizemos uma parceria com o Tio Zazarias que é jardineiro e que foi a escola para dar uma aula prática para as crianças de como plantar e como fazer a manutenção da horta. O jardineiro ficará até dezembro/2022 com visitas técnicas semanais para dar apoio e assistência técnica na escola.

Bom agora vamos para a prática!
Dia 28 de outubro foi marcado por um dia muito especial.
Cada turminha do CMEI VERA CALMON, através de um cronograma feito pelas pedagogas em reunião com a equipe Colorir fizeram aulas práticas e realizaram juntas o plantio de mais de 198 mudas de verduras e plantas medicinais que irão compor a horta.
O bacana é que as crianças estão estudando com os professores a importância da alimentação saudável e no final do ano teremos o preparo de um lanche saudável com produtos colhidos da própria horta.

Precisamos dizer que a escola é parceria e os resultados só estão sendo colhidos devido ao 100% de adesão dos professores, equipe técnica, secretaria, asg e equipe da cozinha que com muito amor vem colorindo o planeta. Tia Andreia nossa diretora, competente gestora e apaixonada pela educação. Gratidão!
Não é fantástico?

Poís é! A Colorir Criando Valores se orgulha em ter sistematizado com idéais sugeridas pela empresa Elkem e pela própria escola e fundamentado pedagogicamente o programa, com a metologia COLORIR, patenteada e premiada pela Fundação Banco do Brasil em Parceria com a Unesco em mais de 20 anos como Tecnologia Social.

Esta é uma iniciativa da Empresa Elkem em parceria com a Colorir Criando Valores


             Empresa Parceira 
Idéias simples podem surtir em resultados fantásticos!

       Erthelviane B. Nunes (in memória)


Compartilhe:

Arquivo